O Abril Azul que marca o Mês de Conscientização do Autismo tem o objetivo de envolver toda a comunidade nas causas que incluem distúrbios e condições do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na noite de ontem (18), a Câmara, através do vereador, Leandro Damiani, levou o debate ao plenário da Casa de Leis. O evento contou com a presença de pais e entidades que trabalham com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, buscando uma sociedade mais consciente e inclusiva.

As palestrantes, Adria Yorrani da Silva Souza, que é terapeuta ocupacional e coordenadora da Reabilitação Intelectual do Instituto CER II e a psicóloga, Júlia Vitória Marchioro, falaram sobre a importância de observar o comportamento das crianças desde, o nascimento, os diretos das pessoas autistas, os mitos e verdades que cercam o autismo e suas famílias, onde buscar ajuda e quem pode auxiliar no diagnóstico e o que pode ser feito para tornar a sociedade mais inclusiva.

“Infelizmente, o preconceito com pessoas autistas ainda é muito presente na sociedade, devido à falta de informações sobre o transtorno, mas, a união de famílias e profissionais que lutam para que os direitos dos autistas sejam assegurados, vem mudando essa realidade”, ressaltou Damiani.