Acessibilidade E Inclusão

Presidente propõe trocadores acessíveis para crianças, jovens e adultos com deficiência em Sorriso

O presidente vereador Rodrigo Matterazzi é o autor da proposta

por Claudia Sarubo Publicado em 03/11/2026 às 10:32 52 Visualizações

O presidente vereador Rodrigo Matterazzi (Republicanos) apresentou a Indicação nº 729/2026, que solicita a construção ou adaptação de trocadores acessíveis para crianças, jovens e adultos com deficiência em estabelecimentos públicos e privados de Sorriso .

 Segundo Matterazzi, a medida busca garantir a dignidade humana, a inclusão social e o direito básico de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município” A grande maioria dos banheiros públicos e privados da cidade possui apenas fraldários infantis, limitados a bebês de até 20 quilos. A ausência de estrutura adequada para pessoas de tamanho infanto-juvenil ou adulto traz consequências graves no dia a dia”, pontuou.

“ Famílias e cuidadores são frequentemente expostos à situação humilhante de ter que trocar jovens e adultos em superfícies inadequadas, como bancos de praças, bancos de automóveis ou até mesmo no chão de banheiros públicos. A troca realizada em superfícies impróprias expõe a pessoa com deficiência a infecções, contaminações e lesões físicas. Além disso, causa problemas de coluna e lesões por esforço repetitivo nos próprios cuidadores, que precisam erguer cargas pesadas sem ergonomia”, explicou o presidente.

A proposta defende a instalação de trocadores adaptados, que possuem dimensões maiores, suportam pesos elevados e contam com barras de apoio e macas reguláveis. Esse modelo atende aos preceitos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015) e às normas técnicas de acessibilidade da ABNT (NBR 9050).

A proposta foi encaminhada aos setores competentes da municipalidade.

 

Galeria de fotos