Considerando
que o exame da endoscopia está entre as ferramentas mais valiosas da medicina
preventiva, o vice-presidente da Câmara de Sorriso, vereador Emerson Farias
(PL), apresentou a Indicação 434/26 solicitando ao Poder Executivo a realização
de mutirão de exame de endoscopia digestiva alta para atender os usuários da
rede de saúde pública.
Na
propositura, lida na 20ª sessão ordinária, o parlamentar argumenta que se trata
de um exame minimamente invasivo que permite a visualização direta do esôfago,
estômago e duodeno para o diagnóstico de muitas doenças como refluxo, gastrite,
úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado.
“Infelizmente,
muitas pessoas estão aguardando pelo exame de endoscopia há muito tempo. Isso é
preocupante porque sabemos da importância do diagnóstico precoce”, frisa
Emerson.
A
indicação será encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde.