Atualmente, 70% da população brasileira dependem exclusivamente da saúde pública, por meio do SUS. Porém, apesar dos investimentos no setor, milhares de pessoas ainda precisam recorrer à Justiça para conseguir desde uma consulta até medicamentos de alto custo e cirurgias.

Mesmo com as liminares judiciais que obrigam municípios e estados a realizarem cirurgias eletivas, por exemplo, muitos pacientes ainda precisam aguardar por muito tempo pelo procedimento.

Como em Sorriso a situação não é diferente, o vereador Mauricio Gomes encabeçou uma reunião para discutir o assunto com representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Departamento Jurídico da Secretaria de Saúde. Também participaram do encontro os vereadores Celso Kozak, Iago Mella, Jane Delalibera e Rodrigo Machado.

“Nós questionamos a demora e os trâmites burocráticos que o paciente precisa enfrentar para conseguir atendimento, pois além de ter em mãos a prescrição médica da cirurgia, laudos e exames, ainda deve apresentar três orçamentos médicos”, frisou Mauricio.

“Hoje, os responsáveis explicaram que tudo depende da decisão judicial que define se é o paciente ou o Município o responsável pelas cotações. Como acreditamos que nem sempre o paciente tem condições financeiras e nem conhecimento técnico necessário para conseguir esses orçamentos médicos, vamos nos reunir com promotores de justiça e defensores públicos para acharmos uma forma de agilizar essas cirurgias”, finalizou.