Com objetivo de levar a integração para as mães gestantes sorrisenses a comitiva de Sorriso composta pelos vereadores Wanderley Paulo e Celso Kozk e pelo secretário de segurança José Carlos Moura conheceu toda a logística do Programa Mãe Curitibana, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. O programa tem o objetivo de assegurar a humanização, a segurança e a qualidade do atendimento às gestantes e crianças nos serviços de saúde, visando à redução da mortalidade materna e infantil. Desde 1999, mais de 140 mil gestantes já foram beneficiadas pelo programa.
O Programa visa garantir o acesso ao parto, conforme o grau de risco, o programa de planejamento familiar, viabilizando os métodos contraceptivos e realizando vasectomia no nível ambulatorial extra-hospitalar.
Desde a criação do Programa, os resultados apontam para o aumento na cobertura do pré-natal na rede municipal; redução da mortalidade infantil e materna, do número de óbitos fetais, da gravidez na adolescência e do número de crianças infectadas pelo vírus da Aids. Além disso, foi verificada uma melhoria no atendimento às gestantes e aos seus filhos.
Para o vereador Wanderley Paulo o programa é de excelência e modelo a ser seguido. “É muito gratificante saber que em alguns lugares do Brasil essa experiência está organizada, é bem-sucedida e respalda. Nosso município a implantar um programa que funciona há mais de 20 anos", destacou.
Para o parlamentar Celso kozak, "conhecer o que se faz em cada local é essencial para continuarmos avançado” disse.
O secretário de segurança pública José Carlos Moura está captando as ideias e conhecendo os projetos para depois explanar as informações para o prefeito Ari Lafin.