Para proteger os idosos de golpes financeiros e digitais, o vereador Gringo do Barreiro (PL) está sugerindo à Secretaria Municipal de Assistência Social a realização de palestras e campanhas educativas. Esse público é o principal alvo de fraudes financeiras, especialmente devido às dificuldades na compreensão dos riscos do mundo digital.

Entre janeiro e setembro de 2024, quase metade das denúncias de violação patrimonial recebidas pelo Disque 100 no Brasil foi relacionada a pessoas idosas. “Essas ações orientativas são ferramentas cruciais na prevenção de golpes contra idosos que causam não apenas prejuízos econômicos, mas também danos emocionais e psicológicos às vítimas”, cita o vereador.

Segundo a Indicação 13/26, apresentada pelo parlamentar, as palestras poderão abordar as fraudes e golpes mais comuns na internet atualmente, mostrando como ocorrem, maneiras de evitá-los e o que fazer para minimizar riscos e aproveitar o mundo digital de forma segura. “Como os idosos possuem dificuldades no uso de tecnologias digitais, o que aumenta sua vulnerabilidade a fraudes e estelionatos, essas orientações são muito importantes”, frisa.