O Centro de Eventos José Riedi foi palco, nesta terça-feira (19), da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorriso. O evento, que se estenderá por todo o dia, tem como tema “Por uma alimentação saudável, sustentável e solidária, construindo o sistema de segurança alimentar e nutricional de Sorriso” e contou com a participação de vereadores, secretários municipais, nutricionistas e representantes da sociedade civil.


A conferência foi marcada pela demonstração de esforço conjunto da administração municipal. Estiveram envolvidas as secretarias de Agricultura Familiar; Saúde; Mulher e da Família; Educação; e Assistência Social, simbolizando a abordagem integrada que o município pretende dar ao tema.


Representante do Legislativo, o vereador Wanderley Paulo cumprimentou os presentes e enalteceu o trabalho orgânico das secretarias.“Fico feliz quando o município trabalha de forma unânime e em consonância, buscando resolver os problemas da segurança alimentar”, declarou. Ele representou a Câmara Municipal, que se colocou à disposição para colaborar com o Poder Executivo na construção das políticas públicas.


Em seu discurso, Wanderley Paulo também fez um anúncio significativo, a elaboração de um novo projeto de agricultura urbana e periurbana, uma expansão das hortas comunitárias. A iniciativa, conforme explicou, é uma liderança do prefeito Alei Fernandes e  Acácio  Ambrosini envolve as secretarias de Agricultura Familiar, Educação e da Mulher. “O objetivo é atingir outros produtos e, consequentemente, mais pessoas”, disse.

O vereador ainda parabenizou o trabalho das nutricionistas do município, que atuam em escolas e hospitais, garantindo uma “alimentação efetiva e especial para nossas crianças”. Ele finalizou sua fala saudando a realização da primeira conferência: “Parabéns a todos os participantes. Vocês estão aqui para fazer história, para construir as políticas públicas de Sorriso”.

A presença do vereador Darci Gonçalves  também foi registrada no evento, que serviu como um fórum para alinhar as ações do município e traçar novas diretrizes para garantir que o direito à alimentação de qualidade seja uma realidade para todas as famílias sorrisenses.

A secretária Mara Fernandes, da pasta da Mulher, abriu os discursos destacando a urgência da pauta. “Temos o dever de pensar em todas as pessoas, especialmente nas famílias que vivem na incerteza de ter alimentos na mesa. É uma preocupação constante”, afirmou. Ela enumerou projetos em andamento, como a distribuição de cestas de alimentos saudáveis priorizando mães solo e vítimas de violência doméstica, e as hortas comunitárias, que classificou como um grande avanço. “Nosso objetivo é ampliar muito mais. Queremos fazer da mesa saudável uma realidade”, completou.

Rafaela Fávaro,  representando o Ministério da Agricultura,  falou da importância do evento e confirmou um repasse a pedido do vereador Wanderley Paulo de R$ 600 mil reais em maquinários para investir nas hortas comunitárias do município.