Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
O vereador Zé da Pantanal (MDB) é autor da indicação que solicita a descentralização do serviço para diminuir o tempo de entrega dos medicamentos de alto custo em Sorriso.
A municipalização dos remédios, pagos pelo Estado, demora em média de 30 a 60 dias para a Central de Cuiabá realizar o cadastro. Após o cadastramento, é feita a dispensação para a retirada do remédio pelo munícipe.
O parlamentar esteve na Capital fazendo gestão, juntamente com o então deputado Damiani, e articularam com o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro para que o cadastro seja realizado na Central de Regulação do Município.
“Assim, o cadastro dos remédios passa a ser feito aqui e enviado de forma digital, desburocratizando o serviço e agilizando a entrega dos medicamentos. Será um avanço importante para aqueles que usam remédios de alto custo e de uso contínuo e que é obrigação do Estado o fornecimento”, frisa.