A Lei Federal nº 14.705/2023, regulamentou o tratamento de fibromialgia no Sistema Único de Saúde (SUS), constituindo o direito destes pacientes, receberem atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde – SUS, incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia e acesso a exames complementares e a terapias reconhecidas, entre elas, fisioterapia e atividade física.

Em 2006, o Ministério da Saúde regulamentou também a adoção de acupuntura, homeopatia e outras práticas integrativas e complementares no SUS, sendo que estudos apontam que a acupuntura pode oferecer um alívio importante dos sintomas da fibromialgia.

Para auxiliar neste tratamento, o vereador, Leandro Damiani (PSDB), está solicitando ao Poder Executivo, um programa de tratamento de acupuntura, seja disponibilizado em Sorriso para estes pacientes.

“Este é um pedido dos pacientes que são portadores desta síndrome e que tem direito pelo SUS da acupuntura, que é uma opção para o tratamento e tem ação eficaz aumentado o índice de controle", explica, Damiani.