O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) através da Indicação nº 697/2025, está sugerindo a criação do Núcleo Municipal de Mediação e Conciliação de Conflitos. A proposta tem como objetivo oferecer um serviço gratuito e sigiloso para ajudar pessoas físicas e jurídicas a resolverem desentendimentos de forma pacífica, sem necessidade de recorrer à Justiça tradicional.

De acordo com o projeto, o núcleo funcionaria com uma equipe multidisciplinar, incluindo mediadores, assistentes sociais e psicólogos, que facilitariam o diálogo entre as partes envolvidas. O processo seria voluntário, confidencial e menos burocrático que um processo judicial, buscando acordos em casos como conflitos de vizinhança, questões familiares, desentendimentos no trabalho, pequenas dívidas, ofensas como calúnia e injúria, e até acidentes de trânsito sem gravidade.

O vereador argumenta que a medida ajudaria a desafogar o Poder Judiciário e traria soluções mais rápidas para a população. "A mediação é um instrumento de cidadania, que educa e ajuda a resolver diferenças sem judicialização", destacou Wandreley Paulo.

A iniciativa surge como uma alternativa para conflitos cotidianos que, muitas vezes, se arrastam por anos na Justiça. A expectativa é que, com o núcleo, os cidadãos tenham acesso a uma solução mais ágil e menos desgastante para suas disputas. A proposta será avaliada pela prefeitura, que decidirá sobre a viabilidade de implementação do serviço.