A prática da natação, além de ser uma atividade física completa, pode representar também uma ferramenta poderosa de inclusão social. Por isso, a vereadora Prof.ª Silvana (MDB) está sugerindo ao Poder Executivo que firme parceria com escolas de natação para oferta de atendimento gratuito ou subsidiada à população carente.

Segundo a parlamentar, a iniciativa atenderia, prioritariamente, crianças em situação de vulnerabilidade social ou com recomendação médica para a prática da natação como tratamento complementar, proporcionando acesso a um esporte muitas vezes restrito a quem pode pagar. “A natação ajuda no desenvolvimento motor, na disciplina e na saúde cardiovascular. Mas, além disso, ensina sobre superação e autoconfiança. É uma porta de entrada para outras oportunidades”, explica a vereadora.

Na Indicação 437/25, Silvana pontua que o município dispõe de academias de natação privadas com estrutura adequada que poderiam, por meio de convênios ou parcerias com o Poder Executivo Municipal, atender parte da população mais carente, mediante critérios sociais previamente definidos.  “Com essa iniciativa, queremos democratizar o acesso ao esporte e garantir que todas as famílias, independentemente da renda, possam viver com mais saúde e segurança”, finaliza.