Sorriso ganhou um Ponto de Inclusão Digital (PID), que irá facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça Federal, auxiliando principalmente pessoas incapacitadas ou com dificuldades de se deslocarem até a Subseção Judiciária de Sinop. Este é o primeiro PID do Estado de Mato Grosso.

Os vereadores Leandro Damiani, Zé da Pantanal e Acacio Ambrosini participaram da cerimônia de inauguração, realizada na tarde de ontem (22/04).

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, como o coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef), desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; o juiz federal Diretor da Seção Judiciária de MT, Ciro José de Andrade Arapiraca; juiz federal da Subseção Judiciária de Sinop, Marcel Queiroz Linhares; o juiz federal substituto da Subseção Judiciária de Sinop, André Ramires dos Santos; o advogado Almino Afonso Fernandes, que foi membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2021/2022, além de autoridades municipais, como o prefeito Ari Lafin; o juiz de Direito da 4ª Vara Cível de Sorriso e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Anderson Candiotto; a coordenadora das promotorias de Justiça de Sorriso, promotora Maísa Fidellis Pirâmides; o defensor público e coordenador da Defensoria Pública de Sorriso, Ubirajara Vicente Luca; e a presidente em exercício da 17ª Subseção da OAB de Sorriso, Karina Wu Zorub.

“Estou muito feliz por estar aqui hoje inaugurando esse posto avançado em Sorriso, que concretiza nosso desejo de ampliar o acesso de todos à Justiça Federal”, disse o desembargador.

Para o juiz de Direito da 4ª Vara Cível, Anderson Candiotto, a instalação do PID é um momento histórico para Sorriso. “É um primeiro passo para termos a Justiça Federal fisicamente instalada em nossa Comarca, beneficiando toda a região. É a Justiça Federal mais próxima do cidadão”, destacou.

Pleito

No ano passado, os vereadores Leandro Damiani e Maurício Gomes encaminharam Requerimento ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região pedindo a implantação de uma Unidade de Atendimento Avançada da Justiça Federal em Sorriso.

O documento pontuava a distância da Subseção Judiciária de Sinop e a alta demanda de Sorriso, principalmente de ações previdenciárias - que são propostas na Justiça Estadual - causando demora, atrasos e consequências econômicas para aqueles que se encontram com perícias pendentes.

“Hoje temos carências muito grandes na esfera federal, principalmente a morosidade nas perícias médicas na área previdenciária. Essas parcerias são muito importantes para dar celeridade aos processos e atender quem mais precisa. Em nome da Câmara agradeço pelo empenho de todos em trazer esse Ponto de Inclusão Digital, que possibilitará para Sorriso e região atendimento digno e ágil à população”, frisou Damiani.

Sendo a Subseção de Sinop responsável pela unidade de Sorriso, o juiz federal substituto, André Ramires dos Santos garantiu que, com esse ponto instalado na cidade, o cidadão poderá fazer sua reclamação sobre a morosidade da perícia que o juiz, baseado no prazo razoável, dará o encaminhamento necessário.

Reconhecimento

Representando o Poder Legislativo na cerimônia, Damiani fez a entrega do Título de Cidadão Sorrisense ao desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão e ao advogado Almino Afonso Fernandes, que articularam junto ao Município a instalação do PID em Sorriso.