Na tarde de ontem (28), os vereadores Acácio Ambrosini, Jane Delalibera e Wanderley Paulo juntamente com integrantes das associações do Assentamento Jonas Pinheiro, o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Marlon Zanella estiveram reunidos com secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto no Sindicato Rural de Sorriso, para solicitarem auxílio na regularização do Cadastro Ambiental Rural - CAR e do Código Florestal do Assentamento Jonas Pinheiro.

Os vereadores explicaram que devido todas as matrículas do Jonas Pinheiro estarem sob um embargo ambiental, os produtores não conseguirem realizar financiamentos como o Pronaf, (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), pediram apoio da Advocacia Geral da União (AGU), para junto com os demais órgãos federais conseguirem criar uma proposta para promover a regularização de fato dos imóveis.

A área foi embargada ambientalmente em 2009. Desde então, os 437 assentados não conseguem fazer investimentos em suas terras, nem acessar programas de incentivo ao crédito do Governo Federal, voltados ao pequeno produtor rural. Com o desembargo da área, os assentamentos ainda vão conseguir dar encaminhamento a tão sonhada regularização fundiária da área, espera essa que já passa dos 25 anos.

A Sema-MT se propôs em estar trabalhando junto com a AGU e o Incra para buscar de forma legal a regularização ambiental do assentamento.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural de Sorriso Sadi Beledelli e diversos representantes de entidades ligadas a agricultura familiar do município.